Cupcakes de avelãs com chocolate chips

cupcakes de avelas em forminhas de estrela

Trabalho com a Annaliese, uma menina extremamente doce e que vira e mexe me traz algo que sabe vou usar ou para tirar as fotos do blog, ou para cozinhar, e desta vez me deu estas lindas forminhas em forma de estrela. Já aproveitei e usei uma receita que estava namorando. Este bolo de chocolate vai ser presente para uns amigos que virão jantar aqui no Natal. Bom, não será no natal, mas uma jantar de natal no dia 7 de dezembro antes que viajem de férias. Colocarei os bolos em saquinhos.
Esta receita é o que em inglês se define com ‘rich’ pois o gosto do chocolate é bem pronunciado. A cobertura também tem um sabor bem pronunciado. E por ter um sabor forte acho que em pequenas porções é ideal. Vc pode também dobrar as quantidades e fazer um bolo só. Recomendo muito.

Rende 6 cupcakes de estrela mais 3 muffins
Ingredientes para o bolo:
125g manteiga em temperatura ambiente
125g açúcar de confeiteiro
35g avelãs levemente tostadas
60g chocolate 75%
2 ovos grandes
70g farinha de trigo com fermento ( ou farinha normal com ½ colher chá fermento de bolo)
¼ colher chá
2 colheres chá café solúvel

Ingredientes para a cobertura:
125g chocolate
60g manteiga
Canela na pontinha da faca

Preparo do bolo:

Pre-aqueça o forno – 180oC.
Bata a manteiga e o açúcar até eu a mistura fique bem clara – por uns 3 minutos. Enquanto isso bata os ovos levemente com um garfo. Depois vá acrescentando os ovos levemente à mistura da manteiga e açúcar, e só acrescente a próxima leva quando a primeira estiver encorporada. Não se preocupe se a mistura ficar um pouco ‘estranha’. Depois se arrumará. Desligue a batedeira. Acrescente metada das avelãs e metade da farinha de trigo. Ligue a batedeira em temperatura baixa e misture tudo levemente. Desligue a batedeira de novo. Acrescente a farinha de trigo e as avelãs e mistura na batedeira novamente. Por fim jogue a canela e o chocolate picadinho. Misture tudo com uma espátula, bem levemente. Por fim acrescente o café, e misture. Transfira para as forminhas e asse por uns 25 minutos. Fique de olho.

Para fazer a cobertura:

Pique o chocolate transfira-o para uma tigela. Coloque a tigela sobre uma panela com água e deixe o vapor derreter o chocolate. Retire a tigela do fogo e jogue a manteiga cortada em cubinhos. Mexa até que a manteiga se incorpore no chocolate. Por fim acrescente a canela.Deixe esfriar e cubra os bolinhos. Decore da forma que preferir. Usei umas purpurinas comestíveis e chocolates revestidos de uma pasta prateada.

24 responses to “Cupcakes de avelãs com chocolate chips

  1. Aaaaah que lindo!!!!Essas coisas fofas que só se encontram brasil afora…passo mal!!!rs…esse bolinho deve ter ficado muito bom!!! que convidados sortudos!!!bjao

  2. Tina querida, me apaixonei por essas forminhas de estrelas! Uma pena não as encontrarmos aqui no Brasil… aliás, EUA e Europa têm tanta coisa linda que por aqui não tem, né?Esses cupcakes parecem fantásticos! Avelãs e gotinhas de chocolate…. combinação perfeitissima!!!Bjo grande..

  3. Que lindos!!! Nunca tinha visto forminhas em forma de estrela 🙂Ficaram fantásticos! Também desconhecia as purpurinas comestíveis, deve deixar tudo mais especial 🙂Bom fim de semana!

  4. óptimo aspecto…Adorei as forminhas!Devem ficar tãoooooo bons! ehehBeijoca*

  5. Não precisa dizer que estamos babando pelas forminhas, né, Val? Mas dando atenção ao principal, este é o meu sabor preferido de cupcakes, chocolate chips e avelãs, não tem igual!By the way, a glass of milk!Please.bjs

  6. TIIINAAA DO CÉU, este é o meu preferido, que maravilha, chocolate com avelã arrasa, mas estas estrelinhas, aff, nunca tinha visto estas forminhas, lindas, lindas. Este blog está cada vez melhor. Parabéns!!! Bj minha amiga querida.

  7. Tina mas um pra fazer eu já não sei mais viver sem esse blog!! 🙂A tenho que te falar que essa rosinha que vc utilizou no enfeite do cupcake abaixo também brilha num creminho de chocolate no livro da Nigella Express, eu achei tão lindo!!http://www.saboresdalica.blogspot.com

  8. Arrasou com as estrelinhas. Um sucesso!Chocolate com avelã então, mistura sensação. Pegaste pesado, uma covardia!C.

  9. Aiai, estrelinhas… adoro!!!Aliás, avelãs também! Achei interessante o café… estou aqui imaginando o sabor…ficaram lindos!Bom jantar!Beijinhos

  10. Valentina que coisa linda esses bolinhos! E ainda por cima de chocolate e avelã, que tentação.Os seus amigos vão adorar, tenho a certeza.Um beijo

  11. Que conjunto perfeito, lindos ficaram. Lindo tambem esse carinho por seus amigos.Bjs

  12. Magia na Cozinha

    São perfeitos para esta época do ano.Amei demais as forminhas, pois adoro o formato de estrelas. Que presente legal!Bjs 🙂

  13. Que formato lindo!

  14. ficaram incriveis… as estrelinahs realmente chamam atenção… mas ao sbare os sabores…ai ai ai! bjs

  15. ficaram incriveis… as estrelinahs realmente chamam atenção… mas ao sbare os sabores…ai ai ai! bjs

  16. Que lindas as estrelinhas, e fora que o sabor deve ser delicioso!òtima idéia essa de presentear!Beijocas

  17. LIIIIIINDOOOOOS!!!

  18. ai… eu quero essas forminhas??? onde é que compraste??? que lindos cupcakes… estou maravilhada 😉 beijocas

  19. Patricia Scarpin

    Tina, desde pequena tenho loucura por estrelas – meu pai conta que tinha que me levar à rua para ver a “telinha” antes de dormir todo dia. 🙂Adorei os teus cupcakes e sempre me animo com a dupla chocolate + avelãs.

  20. Lindo de ver esses cupcakes, que bom ter um amiga tão carinhosa, que forminhas lindas!Beijos!!!

  21. mamaeuquerobolos

    Valentina,quando começei no mundo virtual o trem bom foi o 1º blog que visitei,lembro-me que a recita era um bolo de chocolate com perâs.Sou seguidora assuida mas pouco comentadora.Que cupcakes lindos!!!Adorei as formas de estrelas são um charme!!!Beijinhos

  22. Olá!Adorei suas receitas e adoro cupcakes! Estou atrás de forminhas deste jeito: http://cupcakestrembom.blogspot.com/2008/10/cupcake-de-banoffee.htmlonde encontrou? moro em poa e ainda nao encontrei nenhuma forminha assim! 😦bjoksxmarcelexarrobagmail.com

  23. Oi, Valentina! Sou uma super fã dos seus blogs e ameeeeiiii esse cupcake! Lindo e deve estar delicioso!!!! Sem querer ser chata, mas estou com saudades de novas receitas de bolinhos 😛Parabéns pelo lindo trabalho!

Leave a comment