Cupcakes de banana da Natalie



Bananas. Estes cupcakes de banana são maravilhosos. Não estou exagerando nem um pouco. Eles têm um perfume lindo, inebriante. A massa fica bem úmida graças ao uso do iogurte. A cobertura de chocolate os faz malandrinhos. Talvez um pouco doce demais para muita gente. Não é para todo dia, mas para um momento de fraqueza. A receita original leva macadêmias moídas na massa, mas as omiti da minha receita. Não as omiti por nenhuma razão especial, mas queria os cupcakes simples. Bom, não tão simples com a cobertura usada e ovos de chocolate branco por cima. Mas não queria nozes de tipo nenhum. Uma outra opção é fazer uma cobertura de maracujá. O maracujá é um ótimo parceiro da banana também.



Ingredientes para os cupcakes:

3 ½ xícaras de farinha de trigo

2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

½ colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

250g manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 xícaras de açúcar

4 ovos

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 xícara de iogurte natural ou coalhada

2 xícaras de banana madura amassada

Preparo dos cupcakes:

Pre-aqueça o forno – 160oC. Forre as formas de cupcakes com forminhas de papel e reserve.

Peneire a farinha de trigo, bicarbonato, sal e canela numa mesma tigela. Reserve. Numa outra tigela bata a manteiga por uns 2 minutos até que fique bem macia. Acrescente o açúcar de três vezes, batendo por uns 2 minutos após cada adição. Após a última adição bata bem por mais uns 3 minutos aproximadamente. Adicione os ovos um de cada vez, batendo por aproximadamente 1 minuto, antes de acrescentar o próximo. Por fim ponha o extrato de baunilha na mistura e bata até ficar com uma mistura bem cremosa. Acrescente 1/3 da mistura seca e misture delicadamente com uma colher de metal. Depois será a vez de acrescentar a ½ do iogurte/coalhada e ½ da banana amassada. Misture tudo delicadamente e depois repita novamente com o restante do iogurte e da banana. Coloque o restante da farinha e com uma colher de metal vá misturando delicadamente para que os ingredientes se incorporem bem. Divida os ingredientes igualmente entre as forminhas – preencha somente 2/3 de cada forma, pois eles crescem. Asse por 20 minutos aproximadamente e faça o teste do palito antes de retirar do forno. Transfira os cupcakes para a grelha assim que forem retirados do forno. Deixe esfriar antes de colocar a cobertura.

Ingredientes da cobertura:

8 xícaras de açúcar de confeiteiro ( xícara de medida – 240ml)

1 xícara de chocolate em pó

200g manteiga sem sal em temperatura ambiente

¾ xícara de leite em temperatura ambiente ( xícara de medida – 180ml)

1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo da cobertura:

Peneire o açúcar e o chocolate em pó. Reserve. Numa outra vasilha bata a manteiga por uns 2 minutos, e depois acrescente o leite, extrato de baunilha e metade da mixtura de açúcar e chocolate. Bata por uns 3 minutos e depois acrescente o restante. Caso ache que a mistura esta muito grossa é só acrescentar um pouco mais de leite, ou um pouco mais de açúcar se achar a mistura muito ‘molhada’.

Fonte: The Crabapple Bakery Cupcake Book de Jennifer Graham

23 responses to “Cupcakes de banana da Natalie

  1. Tina querida, simplesmente fantásticos esses cupcakes…. menina, você é perfeita, na qualidade das receitas, no capricho e carinho com o qual as faz… nem tenho mais palavras para te elogiar, estou parecendo uma vitrolinha quebrada.. rs
    Super beijo,

    Mari

  2. Cucchiaio pieno

    Cara Valentina, espero que esteja bem. Amo tudo com chocolate (sou chocolatra). Gostei muito da tua receita e adoro o modo como voce escreve. Abraços fraternais. Léia

  3. Uci na cozinha

    Gente! que coisa mais linda e maravilhosa!
    Dessa vez eu faço seus cupcakes!
    Depois eu conto ok!
    beijos e
    Boa semana!

  4. Com iogurte na massa, eu nem resisto. Que delícia, ficaram lindos 🙂

  5. leonor de sousa bastos

    Olá Valentina!!

    Os seus cupcackes além de terem um aspecto delicioso estão apresentados com um extremo bom gosto!…todos…
    Nunca tinha passado por aqui e adorei!…Parabéns!!!

    Beijinhos!

  6. Oh my God! Isso é demais pra mim…Tina resumidamente: ADORO tudo que vai banana, ou seja, tá pra mim. Só substituiria por cobertura de maracujá, chocolate está entre uns dos poucos que dispenso.

    Amei a delicadeza do preparo, muito, muito amor!

    Beijos!!!

  7. Tina querida, este cup é perfeito. Com esta mistura que eu amo, a cobertura de chocolate e suas mães no comando, perfeito, é realmente o único nome que o cabe. Bj grande aqui da sua terra do coração.

  8. Amiga, adorei a idéia de colocar maracujá na cobertura. Imagino o sabor do maracujá coma banana.

    Bjus

  9. Amei os cupcakes. São maravilhosos mesmo sem nenhum exagero. Gostaria de saber como que faz a cobertura de maracujá, pois eu nunca imaginei que combinasse e como eu amo maracujá ja quero experimentar

  10. Estive a ver todos os seus cupcakes e são simplesmente lindos!!! Tem imenso jeito… Vou continuar a passar aqui!!!

    Beijinhos

  11. Olá, tudo bem?!! Adorei seu blog, estou investindo em cupcakes aqui na minha cidade, sul de minas, gostaria de saber onde você compra essas formas tão lindas, você por acaso conhece algum site que venda? obrigada

  12. SENHORITA ALFACE CRESPA

    Oi, amei o blog, e claro babei em tudo…estou trabalhando c estes produtos agora, queria saber se vc poderia mandar p mim…sim, vc me diz o preço eu deposito aí vc manda…seria possível?? Ou isso é impossível mesmo…rsrsrs!!Não custa tentar…eu queria o de estrelas…pq é lindíssimo!!

  13. Armazém Delicatesse

    Olá.. adorei seu blog!! moro em Santa Cruz do Sul – Interior do RS.. agora que os cupcakes estão virando febre aqui.. quero invesir nessa idéia..amei tuas forminhas elas são simplesmente lindas.. assim como a "decoração" dos cup..Podes me informar o site que vc encontra..
    Bejo e sucesso..

  14. Fiz a receita fico otimo!! Amei!!

  15. Oi Valentina!
    Achei seu site na procura de formas pra cupcakes, e ele já está nos meus favoritos 😉
    Lindas suas fotos e receitas! Adorei a criatividade 😉
    Gostaria de saber se tem algum lugar que possa me indicar para comprar formas de cupcakes, seja as de alumínio como as de papel.
    A de papel eu até achei aqui, mas são as branquinhas básicas. Queria as desenhadas.
    Mesmo na net não achei muita coisa.
    Se puder, me ajudar, agradeço muito, porque estou entrando no mundo dos cupcakes agora, rs.

    Beijos, e obrigada desde já! (meu e-mail: analiviadesign@gmail.com)

  16. Tudo o que vc faz é Maravilhoso!!!Sou sua fã!!!
    Sempre que sobrar um tempinho na sua agenda….lembre-se da turma do blog,que espera ansiosamente suas receitas..não some,ok?
    abç
    Neneli

  17. Valentina, me chamo Luciana e conheci seu blog semana passada através do Cerejas Cintilantes. Fiquei tão encantada que hoje resolvi experimentar sua receita de cupcakes de banana. A-M-E-I!!! Uma delícia!!! Se importa que eu coloque um link pro seu blogo no post que estou escrevendo no meu? Obrigada pela atenção e parabéns! Bjks

  18. Valentina, esta cobertura esta maravilhosa. Só uma pergunta, fica com o sabor ´residual´da manteiga? Lá no fundinho dá para sentir? Bjs.

  19. Oi!
    Fiz sua receita… ficaram deliciosos, eu só acrescentei gengibre e coloquei pedacinhos de chocolate no meio… todo mundo adorou!
    Beijo

  20. Pedro Paulo Bastos

    Muito apetitosos. Copiei a receita para fazermos aqui em casa…

  21. Olá, sou de Venâncio Aires, interior do RS. Quero fazer sua receita de cupcakes e gostaria de saber aonde posso encontrar as forminhas…
    Parabéns parecem deliciosos… não vejo a hora de fazê-los.
    Abraços

  22. Divino esse cupcake. Fiz esta receita. A massa é maravilhosa

Leave a Reply

