Cupcakes de framboesa

Esta receita era originalmente de morangos, mas com prefiro framboesas resolvi mudar. É muito importante que você bata a manteiga e o açúcar durante os minutos detalhados, pois assim a sua massa ficará bem fofa, molhadinha, e uma delícia. O fato de que você acrescenta frutas em formato de purê à massa contribue para um cupcake bem gostoso. Já estou pensando em fazer com mirtilos. Usei framboesas congeladas, pois era o que tinha em casa. Não tem o menor problema. Já a cobertura, prefiro sempre a com cream cheese, mas não o tinha em casa e então o fiz com manteiga e açúcar de confeiteiro. Caso você tenha mascarpone, ele substitui bem o cream cheese. A decoração dos cupcakes pode ser com pedaços de frutas, ou o que você preferir.
Cupcakes de framboesas

125g manteiga em temperature ambiente
165g açúcar
1 colher chá extrato de baunilha
2 ovos

200g farinha de trigo peneirada
1 ¼ colher chá fermento para bolo peneirado

125ml xícara leite
75g framboesas batidas no processador e peneiradas para separar as sementes

Pré-aqueça o forno – 180oC. Prepare as formas de muffin e reserve. Preparei doze.

Bata o açúcar com a manteiga por uns 12 minutos para que fiquem bem macias e de cor bem clara.Acrescente os ovos, um por um, batendo bem após cada adição. Depois acrescente a farinha de trigo, fermento e leite e bate até que misture bem , sem exagerar para não ficar com uma massa pesada. Por fim acrescente a polpa de framboesa e misture bem com uma colher de pau. Divida a massa igualmente pelas forminhas de muffin – lembre-se de encher somente 2/3 da forma, e leve ao forno por uns 18 minutos. Faça o teste do palito e retire do forno assim que o palito sair seco. Deixe esfriar um pouco na forma e depois transfira para uma grelha.

Para a cobertura:

100g açúcar confeiteiro peneirado
100g manteiga amaciada
1/8 colher chá água de rosas
Corante rosa

Coloque a manteiga, açúcar e água de rosas na batedeira e bata bem, acrescente gotinhas do corante até que atinja a cor desejada.

Espalhe a cobertura por cima dos cupcakes usando uma espátula mergulhada em água quente – ajuda a espalhar a cobertura melhor. Decore como preferir.

**Cobertura de cream cheese:

250g cream cheese
50g manteiga em temperatura ambiente
1 colher chá água de rosas
corante cor de rosa

O modo de preparo é como da cobertura usada.

Fonte: Donna Hay & meu caderno de receitas

Advertisements

20 responses to “Cupcakes de framboesa

  1. Eu teria feito exactamenta a mesma coisa, trocar o morango pelas framboesas. Gostei muito da sugestão de usar o puré das frutas na massa, e o visual ficou lindissimo.Beijoca

  2. Valentina minha linda, que delicadeza esses cupcakes! Que coisa mais linda… fiquei apaixonada pela cor da cobertura, pelas rosinhas que você moldou… por tudo!!Tenho um mix de frutas vermelhas (framboesas, amoras e morangos) dando sopa na geladeira… será q posso usá-lo para fazer?Beijo grande!!

  3. Oh meu deus!! São as mesmas rosas de açúcar usadas pela Nigella!Elas são mais que perfeitas!!!!Aqui no Brasil só encontro umas rosas feias, chapadas, que mais parecem girassóis no formato…rsssTina, adorei o cupcake..nunca fiz com pure de frutas!! Deve ficar maravilhoso e fico imaginando um roxo de blueberries processados! Uhhhh….Bjaoo, esse novo blog também é demais da conta.

  4. Valentina, achei tão fofinho seu cupcake rosinha!!!Estou com umas amoras frescas na geladeira e preciso dar um fim à elas… Ficaria bom? Será?Bjs.

  5. Cupcake de princesa. Deixa miha filha ver e saber que é de framboesa (que ela ama!) e vai querer que eu faça para o aniversário dela.Lindas mesmo!Cláudia

  6. Que lindas que ficaram 🙂Super femininos!

  7. Imaginei esses românticos cupcakes em uma bela travessa de dois andares decorando o centro da mesa em um aniversário…bjo

  8. Lindos! E parece ser uma delícia.Adorei a dica da cobertura com cream cheese, mas não vai nadica de açúcar?Por fim, adorei o blog, vou voltar mais vezes.

  9. que lindos que ficam, o apelo do rosa é tão bonito e estimula tnto o visual como o interresse para experimentar…adorei a dica do purê de frutas… anotada!Beijinhos

  10. Vale… essa fornada deve etr perfumado a rua toda…q delicia mulher!!! e devem ser mto fofinhos né…bati mto tempo a manteiga da massa..a.dorei essa base! bjs

  11. tbm to de boca aberta com essas rosas de açúcar…já vi d. Nigella usando em seu programa.Elas fecharam com chave de ouro a receita muito bem escolhida e executada, diga-se de passagem.Beijos! e até o próximo domingo!!

  12. Magia na Cozinha

    O visual ficou lindo! Gostei da cor do creme e da dica de molhar a espátula na água quente.Well done Valentina!Bjs 🙂

  13. Amei esta receita, como o chique cupcake com roupinha de gala ou como um muffin do dia-dia sem roupinha! Deve ser maravilhoso, tanto com as framboesas, morangos ou mirtilos! Receita anotada!bjs

  14. Patricia Scarpin

    Tina, que sonho ficaram. Você sabe o quanto sou fã das receitas da Donna Hay, pois funcionam sempre. Nunca desapontam. Adorei o tom clarinho da cobertura. Combina com o sabor do recheio.

  15. Tina, que lindos, e o seu capricho é sem igual!Lindos e saborosos, tenho que fazê-los!Beijos

  16. Samara de Araújo

    Olá, tudo bem? Estou escrevendo pra pedir heeeelp. Tenho testado inúúúmeras receitas de cupcakes… todas ficam deliciosas, mas com uma aparência dramática. As forminhas desgrudam do bolo, como se alguém as tivesse tirado, pra comer o bolinho. Não sei se é por causa da alta humidade da minha cidade ou se é porque estou fazendo algo de errado, mas pleeease, me ajude! Vc ou alguém que esteja lendo esse post e tenha uma dica. Espero ter sabido me expressar, pra que todos entedam o que está acontecendo… o problema tá na forminha de papel que desgruda do bolo.. :0) meu email é samahraaraujo@gmail.com, caso alguém queira ajudar… brigadú!

  17. Uau, que delícia de cupcakes!Acho que essas framboesas deram um sabor bem especial…Kisss^^

  18. Ai, ai, rainha dos cupcakes, estes estão especiais, adorei a cobertura rosinha. Este blog veio para acrescentar ainda mais alegria em nossas vidas. Parabéns querida. Bj grande.

  19. Que delìcia, Valentina, adoro framboesas! E as rosinhas da cobertura, que delicadas!Beijo!

  20. Olá achei seu site hoje. Divino!!!!! Aliás de que lugar do Cariri vc é, minha família é de lá, Crato, Juazeiro do Norte, Araripe, minha prima colheu milho ontem pra fazer pamonha…. Bjs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s