flocos de neve

Estes cupcakes são super práticos e bem úmidos. A receita original não pedia frutas secas, mas não dá para se fazer cupcakes para o natal sem frutas secas,não é mesmo?. Usei umas cranberries secas com canela que tinha comprado – estas que já vem com a canela são a minha mais recente paixão, o perfume é de sonho. Mas cerejas secas também são uma ótima escolha. Como não tive muito tempo para deixar as frutas secas de molho, as coloquei no fogo com o brandy e a calda. Se tiver que fazer o mesmo é bem fácil: assim que o líquido ferver desligue o fogo e deixe esfriar. Outra coisa que mudei foi a forma de preparo. Na receita original todos os ingredientes são colocados na vasilha e mexidos de uma vez. Só que é Natal, uma ocasião que pede carinho dobrado com tudo o que se prepara. E não há nada como se bater a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa, clarinha. Durante este processo as bolhas de ar se formam, e cada bolha tem uma película de gordura (é por isso que depois de bater, a cor muda é fica clara, como uma espuma – o ar que fica ‘aprisionado’ nas bolhas é o responsável por isso). Todo este ar vai fazer com que o bolo fique leve. Para o resultado perfeito precisa-se também dos ovos, que são adicionados um por um, batendo-se bem após cada adição. Escolha o que prefere – o tudo em um ou o processo que segui.



Clique na foto para expandir

Encha as forminhas só até ¾, pois este bolo cresce bem – pelo menos com o método que uso. Preenchi algumas na medida certa e elas ficaram da altura perfeita. Outras fiz sem paciência e tive que cortar o topo com uma faca para poder colocar a cobertura sem que parecesse uma anomalia. Além do que é um desperdício. Estes são chamados de flocos de neve, pois o coco ralado usado dá uma aparência de flocos de neve por cima dos cupcakes.

Agora chega de papo e vamos aos ingredientes.



Ingredientes para os cupcakes: rende 16 unidades

225g de manteiga em temperatura ambiente

225g de açúcar

225g de farinha de trigo com fermento – ou farinha normal e duas colheres de chá de fermento para bolo

4 ovos

1 colher chá de extrato de baunilha

100g de cranberries secas ou outras frutas secas

60ml de brandy

25ml de calda de cerejas (ou algo semelhante)

Ingredientes para a cobertura:

115g de manteiga sem sal, amolecida

225g de açúcar de confeiteiro

1 colher chá extrato de baunilha

2 colheres chá de cherry ou brandy

4 colheres de sopa de coco desidratado/seco



Clique na foto para expandir

Preparo do bolo:

Caso tenha tempo deixe as frutas secas de molho no brandy e calda de cereja de um dia para o outro. Se o tempo for escasso faça o que menciono na introdução da receita.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Prepare uma forma de muffin mais 4.Reserve.

Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até que a mistura fique cremosa e clara. Acrescente o primeiro ovo e bata bem antes de acrescentar o próximo. Repita o processo até que todos os ovos tenham sido utilizados. Caso a mistura fique com uma consistência como de ‘talhada’ enquanto você acrescenta os ovos, não se desespere e jogue um pouquinho de farinha de trigo na massa – uma colher de chá. Por fim acrescente a baunilha. Após os ovos terem sido bem incorporados desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando gentilmente após cada adição, usando uma colher de metal. Por fim acrescente as frutas secas e misture-as só para que sejam incorporadas na massa. Preencha as forminhas e leve ao forno pos uns 20 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe esfriar nas formas por uns 5 minutos. Transfira para a grelha e deixe esfriar completamente antes de colocar a cobertura.



Preparo da cobertura:

Coloque todos os ingredientes menos o coco ralado numa tigela e misture tudo bem com uma colher de pau ou use a batedeira.

Espalhe a cobertura nos cupcakes assim que eles estiverem frios – caso contrário a cobertura vai ficar meio mole se o cupcake ainda estiver morno. Você não quer isso.

Coloque o coco ralado numa tigela meio funda. Pegue um cupcake já revestido com a cobertura e mergulhe-o em um ângulo na tigela com o coco. Vá virando o cupcake e o coco ralado vai se grudar no cupcake. Assim é bem mais fácil do que jogar o coco ralado por cima. Repita a operação até que todos os cupcakes fiquem ‘nevados’.

Caso você queria fazer com antecedência, guarde os cupcakes numa vasilha hermeticamente fechada por até três dias – mas sem cobertura A cobertura deve ser colocada no dia.

Fonte: 500 cupcakes and muffins

Advertisements

13 responses to “flocos de neve

  1. Minha linda, sou fã dos seus cupcakes, fico aguardando sempre a próxima postagem.Um beijo e Feliz Natal aqui do Brasil.

  2. Tina queridona, que maravilha, amei. Cereja seca e côco, super original. Ó tô esperando você me mandar o meu e-mail, procurei o seu e não achei nos meus comentários. Já me desculpei e deixei meu endereço no Trem Bom. Vai de novo a24mm11@gmail.com. MANDA! MANDA! MANDA!!!!! Bj lindona

  3. Cranberries secas com canela? Até fiquei a sonhar com isso!!! Estes flocos de neve ficaram lindos. Devem ser deliciosos 🙂

  4. Hummm,o capricho com que foram feitos realmente está evidente!Beijão

  5. Patricia Scarpin

    Que lindos, Tina. Adoro esse visual branquinho, que parece neve, pois lembra mesmo o Natal. Ficaram muito delicados e o azedinho das cerejas deve ter dado um toque maravilhoso.Ah, amei a espátula de Papai Noel. 😀

  6. Adorei estes…… sou fã de coco, acho que sempre dão um charme especial – além do sabor, lógico!Com as forminhas escuras, ficou um charme!Beijinhos

  7. Realmente especial!Devem ficar muito saborosos esses cupcakes.Kisss^^

  8. Magia na Cozinha

    Eu adoro todos os ingredientes e deve ficar muito gostoso com certeza.Adorei o “look” do côco. Deu um toque super delicado ao acabamento.Uma idéia linda para o lanche de Natal.Aqui no dia 24 faço apenas um lanche cheio de gostosuras e almoçamos no dia 25 uma ceia simplesinha.Bjs 🙂

  9. Adorei o blog e principalmente as receitas.bjs

  10. esses flocos de neve parecem uma verdadeira tentacao! que bela cobertura 😉

  11. mas vc é tão caprichosa…atéa espatula é de natal…q amor…bjs

  12. Todos esses muffins e cupcakes que você posta são lindos, mas esse flocos de neve…. Esse está tão lindinho, simples e delicadinho! Gostei demais! Desde o nome a aparência, a receita…

  13. Olá!!!
    Amei este site….favorzinho NÃO O FECHE!!!! rsrsrs amo cupcake e esses são simplesmente deliciosos.
    Obrigada por você existir!!!!

    Forte abraço e muita luz!

    Rosana/Brasília

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s