Cupcakes Lamington

Lamingtons são bolos australianos. Contam que são chamados assim em homenagem a um Baron Lamington que era da região de Queensland. Eles são bolos mergulhados numa calda de chocolate e rolados em coco ralado. Um pecado. A receita básica é a que se chama ‘sponge’ em inglês, um bolo bem simples e fofo. Os ingredientes todos têm o mesmo peso. Resolvi acrescentar flocos de chocolate à massa. Acho que este é um bolo que as crianças vão amar. A meleca que fiz para mergulhar os danados no chocolate e depois rolar no coco ralado foi imensa. Ainda bem que vocês não viram esta parte.
A receita da calda leva água, mas já vi outras com leite. Como digo na parte da receita da calda, tive que colocar mais um pouco de água do que o indicado na receita. Não sei se foi por ter sido interrompida pelo telefone quando havia acabado de colocar a água – antes de acrescentar a manteiga, mas a quantidade de água indicada mais a manteiga não foram suficientes para ficar com uma consistência de calda. Caso você resolva fazer este cupcake adoraria saber como você se saiu com a calda e as quantidades da receita.

Cupcakes lamington:
Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte as forminhas de cupcakes. A minha receita rendeu 28 unidades numa forminha de 30ml.

Ingredientes para os cupcakes:
175g farinha de trigo com fermento
175g açúcar
175g manteiga em temperatura ambiente
1 colher chá fermento para bolo bem cheia
3 ovos grandes
½ colher chá extrato de baunilha
2 colheres sopa de flocos de chocolate

Ponha todos os ingredientes com exceção dos flocos de chocolate na tigela de uma batedeira. Bata tudo até que a massa fique da consistência que cai da colher. Acrescente os flocos de chocolate e misture delicadamente. Divida a massa nas formas e asse por aproximadamente 20 minutos.Não deixe os bolos no forno por mais tempo que o necessário,pois ficarão secos.

Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos na forma antes de transferí-los para uma grelha.

Para calda:
480g açúcar de confeiteiro
75g chocolate em pó
75g manteiga, derretida
80ml de água fervida ( 1/3 de xícara)**
Coco ralado

Peneire o açúcar e o chocolate e coloque os dois numa vasilha. Jogue a água e a manteiga e misture bem.A consistência deve ser como de uma calda grossa. **coloquei mais do que a quantidade de água na receita, então recomendo que você ferva mais do que a quantidade acima e vá acrescentando água até atingir a consistência desejada.
Coloque o coco ralado numa assadeira e espalhe bem.

Preparo dos lamingtons:
Espete os cupcakes com um garfo ou algo semelhante, e mergulhe-os um por um na calda. Depois role cada um no coco ralado e ponha na grelha para secar. Repita a operação até que todos os cupcakes tenham virado lindos lamingtons.Não se preocupe se estiverem um pouco mole, pois quando secarem endurecerão e na hora de servir não haverá melação.

26 responses to “Cupcakes Lamington

  1. He He… já estou a imaginar a meleca 🙂 Eu faria algo bem pior, podes acreditar!Ficam muito bonitos e com certeza deliciosos!

  2. Uma delícia de cupacakes e parabéns pelo blog, 😉

  3. Valentina querida… maravilhosos esses cupcakes!! Se vc fez meleca, acho q eu colocaria massa até no teto.. rsBeijos minha flor.

  4. Ai valentina, que delícias…me lembram aqueles bolos gelados que já foram moda nas festas de aniversário,bem molhadinhos e culentos, imagina uma festa de aniversário com esses lindos cupcakes?? parabéns.

  5. Valentina, que delícia de cupcakes… certeza que eu acabaria coberta de chocolate da cabeça aos pés! Bjos, Glau

  6. Tina eu estou aqui com o Rapha ao lado e você tem alguma dúvida que ele já pediu?! No desejo sem fim de comer esse cupcake ele até se propôs ajudar a fazer e limpar a bagunça. Amiga eu amei essa receita, agora já estou ansiosa para próxima postagem, na terça vou fazer essa da semana passada como te falei.

  7. Tina, não conhecia esse bolo, fiquei de queixo caído… se bem que não sei dizer se gostei mais do bolo ou das fotos… vc é INCRÍVEL!!!!beijão!

  8. Tina, não conhecia esse bolo, fiquei de queixo caído… se bem que não sei dizer se gostei mais do bolo ou das fotos… vc é INCRÍVEL!!!!beijão!

  9. Viviane Peçanha

    Nossa, isso é realmente um pecado!!!!Valentina vc vai ser a responsável pelos meus próximos 5 kilos adquiridos!!1 uhauahuahauha Brincadeirinha!!!!Vou fazer e te falo!!Bjs.

  10. Aff, TINA,isto não é uma receita, é uma tentação. Delicados por demais e deliciosos, com certeza. Amei. Bjka.

  11. q inusitado e lindo!! fiquei com uma duvida querida…oq sao flocos de chocolate?bjs

  12. Magia na Cozinha

    Parabéns pelo novo blog! Os cupcakes ficaram lindinhos e com certeza deliciosos. Adoro a combinação de chocolate com côco.Boa sorte!Bjs 🙂

  13. Este tenho certeza que meu filho vai amar ! E fica lindo !

  14. Adorei a receita, lembra aquele bolo que esteve na moda a muito tempo atrás aqui no Brasil, que se passava a massa bem levinha no leite de coco, leite e açúcar e no coco ralado, embrulhava cada pedaço no papel alumínio e colocava na geladeira, servia-se embrulhado para a criançada nos aniversários. Este é praticamente a versão com chocolate e formato de cupcakes.…minha filhota caçula vai adorar a parte da meleca, vou colocar ela pra fazer…hehehbjs

  15. Caríssima Valentina,Conhecia esta receita da Martha Stewart que ao invés de assa-los como cupcakes faz num tabuleiro retangular grande, corta os pedaços e mergulha os quadradinhos no chocolate e no côco. Ela antes recheia as partes com com geléia e depois passa no chocolate e no côco. Mais complicado ainda! Enfim, o bolo fica lindo cortado em quadradinhos. A sujeira é típica dos melhores bolos!!! http://www.marthastewart.com/portal/site/mslo/menuitem.fc77a0dbc44dd1611e3bf410b5900aa0/?vgnextoid=2bf56551870d3110VgnVCM1000003d370a0aRCRD&vgnextfmt=default&rsc=header_1&autonomy_kw=cake+jam+coconutAté a próxima, Claudia

  16. Cristina Momentos Preciosos

    Parabéns não conhecia o seu blog,adorei as receitas,adorei as receitas,adorei as fotos,bom adorei tudo,fiquei fã!!!!BeijinhosCristina

  17. Adorei a receita da calda! Vou testa-la, mas passando-os, talvez, em castanhas moidas (não gosto de coco).Ficaram uma graça!Beijo!

  18. que interessante! bom, coco e chocolate é uma dupla ótima!e ficam tão lindinhos…adorei a sugestão!banhos de chocolate não são o meu forte, sempre acho que fica uma cacaria pela cozinha toda… ufa, já me senti um pouco melhor sabendo que não sou só eu :DDDBeijinhos, linda!

  19. Patricia Scarpin

    As minhas sobrinhas vão adorar isso aqui, Tina… 🙂

  20. Oh dear… meus filhos iriam amar dar uma mãozinha para você mergulhar estes cupcakes! Estou divulgando seu blog… 🙂 Beijos!

  21. Que super interessante,Tina!Essa caldinha realmente proporciona uma casquinha ao esfriar???Acho que a melequeira é inevitável e deve fazer parte da graça de fazer este cupcake.linda sugestão!!!parabéns!bjs

  22. ai ai, essas lambuzeiras na hora do feitiu nos deixam doidas né? mas se depois o sabor valer a pena, as coisas se compensambom fdsbj

  23. Ai que delíciaaaa!A lambuzeira com certeza iria acontecer por aqui, aos montes!Mas no fim, compesa^^Kisss!

  24. Wow, amei!! O efeito desses cupcakes eh o maximo. Fora q nem da para advinhar que tem um cupcake dentro desse chocolate snowball!Adorei e acho q meu pequeno aqui tbem vai gostar muito quando eu fizer esses lindos bolinhos!!Lindo seu blog Valentina, estou adorando demais!Os cupcakes banoffe…. afe que delicia! e os la em cima com as rosinhas… muito delicados! Parabens amiga, voce tem talento!Beijos!Ana

  25. Todos os cupcakes aqui estão de desmaiar …beijinho

  26. 4 amigas na cozinha

    Que maravilha de cupcakes!!!!adorei o blog!

Leave a Reply

