Cupcake de banoffee

O primeiro post to Cupcakes chegou atrasado.Perdão a todos pois ontem o dia não saiu como eu planejava. A escolha foi de um cupcake que leva uma das minhas frutas favoritas : banana.
Torta de banoffee é uma receita inglesa criada na década de 70. Você prepara massa de torta, assa, depois recheia com banana cortada, doce de leite e uma mistura tipo chantilly . Serve-se gelada. Sucesso total por aqui. O fascinante é que usa doce de leite.Na primeira vez em que provei jurei que a receita fosse da América do Sul. Qual não foi a minha surpresa ao ver que é de East Sussex. As pessoas são instruídas a cozinhar a lata de leite condensado para poder atingir a consistência de toffee.. Hoje em dia já se encontra doce de leite nos próprios supermercados. Vou publicar a receita da torta lá no Trembom.

Quando pensei em fazer um cupcake o lance foi adaptar a receita original e torná-la num cupcake. Depois de muito pensar e de pesquisar receitas de bolo de banana, resolvi que ia usar uma receita em que a banana fosse na massa mesmo pois assim teríamos este elemento no próprio bolo invés do recheio como chegou a me ocorrer. Decidi que o creme de leite iria na cobertura, e para ser o mais fiel possível fiz a cobertura bem do jeito da original, somente com o creme de leite fresco, café instantâneo e açúcar. Deixo a opção de você usar o chocolate em pó caso não goste de café. Fiquei muito feliz com o resultado final. Confesso que gostaria de um bolo bem mais leve, porém como se coloca banana amassada na massa acho que a leveza tipo pluma na massa não será atingida. Mas fica bom. Ao morder o doce de leite invade a boca e dá imenso prazer.
Para saber o equivalente `as minhas medidas de xicaras, veja o link aqui ao lado – Medidas.

A quantidade abaixo rende 12 cupcakes. As minhas forminhas tem 5.5 cm de diâmetro por 3.5 de altura. Caso você for usar formas de muffins irá render a metade imagino eu. E procure não encher as formas até o topo.Fique entre ½ ou ¾. A massa não cresce horrores.

Receita do cupcake

Ingredientes:
1 xícara de açúcar
90ml óleo vegetal
1 ovo grande + 1 gema
½ colher chá extrato de baunilha
1 ½ xícara de farinha de trigo
¼ colher chá sal
½ colher chá fermento de bolo
1 ½ banana média bem madura
¼ xícara iogurte natural/ ou buttermilk

Esta receita rendem 12 cupcakes com as medidas iguais as do meu – coloquei acima o tamanho.

Ligue o forno – 180oC. Prepare as forminhas e reserve. Peneire a farinha de trigo, fermento e sal numa tigela e reserve. Amasse a banana e reserve.

Preparo:

  1. ponha o óleo e o açúcar numa tigela de batedeira e bata bem usando o aro que parece um fouet. Se batar à mão use o fouet. Vc quer que os dois misturem.
  2. acrescente o ovo inteiro, bata bem, e só então acrescente a gema. Repita o processo batendo bem
  3. acrescente o extrato de baunilha e bata mais um pouco e desligue a batedeira
  4. alterne a mistura com a farinha de trigo e o iogurte/buttermilk, mexendo com uma colher de pau entre cada adição.
  5. acrescente a banana amassada e misture à massa
  6. divida a massa igualmente entre as forminha;
  7. asse por 25 minutos aproximadamente; cheque quando se passarem 20 minutos
  8. retire quando prontos e transfira-os para uma grelha e deixe esfriar por uns 5-7 minutos antes de retirar as forminhas da assadeira

O recheio é de doce de leite. Corte a parte de cima dos cupcakes no formato de cone invertido.Assim você criará um buraco no centro do cupcake aonde colocará o recheio. Não encha excessivamente pois quando devolver o ‘cone’ para o cupcake e tampar o buraco, você não quer que vaze nada.

Receita da cobertura

Ingredientes:
Creme de leite fresco – 450g
1 colher chá café granulado
2 colheres chá açúcar

Ponha todos os ingredientes numa vasilha e bata bem até ficar bem firme. Espalhar por cima dos cupcakes e colocar uma fatia de banana caramelizada por cima.
* caso prefira substitua o café por chocolate em pó de boa qualidade

Para caramelizar a banana:
1 banana média em rodelas
2 colheres de sopa de manteiga

Ponha a manteiga numa frigideira anti-aderente e deixe derreter em fogo médio. Coloque as rodelas de banana e deixe dourar de uma lado e do outro. Não pode queimar. Retire do fogo, transfira para um pratinho forrado com papel de cozinha e depois ponha em cima da cobertura de cada cupcake.

Advertisements

28 responses to “Cupcake de banoffee

  1. Valentina, que delícia de cupcakes… banana com doce de leite, mas isso é uma perdição só!!Beijos, querida… obrigada pela linda receita!

  2. Tina,INCRÍVEL!!! é tudo que tenho a dizer…Abriu com chave de ouro, parabéns!Cupcake deliciosamente criativo e fotos absurdamente belas, como é do seu feitio, diga-se de passagem.bjs

  3. Viviane Peçanha

    Parabéns pelo novo blog!!!! Começou com uma receita que adoro: bolo de banana!!!Um bj

  4. Amei essa receita. Surpreendentemente parece brasileira com banana, doce de leite e café. É difícil acreditar que eles (os ingleses) que tiveram essa idéia ótima!bjs

  5. Valentina,Que delícia, uma receita de bolinhos de doce de leite com banana! Não pode haver mistura melhor! Deu vontade de fazer agora já que tenho todos os ingredientes em casa.Maravilha!

  6. Patricia Scarpin

    Lindíssimos, querida. Também adoro banana e a banoffee pie seria um sucesso com o meu pai – que ama tanto banana quanto doce de leite.

  7. Eliana Scaramal

    Tina eu fiquei completamente encantada com essa sua idéia! E esse cupcake está uma maravilha!

  8. Ei Tina, começo muito bem…pelo menos pramim que sou fã incondicional de bananas. Parabéns por mais esse espaço,belíssimo projeto; estarei aqui semanalmente.Beijos!!!

  9. Dani Rollemberg & Rosa Benvenga

    Minha querida,parabéns por mais essa iniciativa gastronômica. Como tudo que sai dessa cozinha é perfeito e belo,tenho certeza que esse blog vai bombar!!!Adorei!!!Como bolos de banana são os meus preferidos, já anotei a receita para breve, muito breve…Muito sucesso!!Todos os domingos passarei anciosa por aqui.Mil beijos,Dani

  10. Valentina, parabéns pelo blog querida! A Re Gaeta caprichou no banner e vc na receita inaugural! Tenho certeza que aprenderemos mto com vc! Te desejo muito sucesso! Obrigada pelo blog!Um beijo grande, Glau

  11. Virei fã deste blog já na primeira postagem!!! Ai , que delícia , estou aqui salivando de vontade.Adorei o visual, a idéia e espero que você seja muito feliz neste blog assim como no trem bom.Eu também tenho loucuras por cupcakes…nem tanto por comê-los, mas me dá imenso prazer confeccioná-los …e também por reunir tanta coisa gostosa num docinho individual.Bjs e parabénssssss!!!

  12. Que delícia, este cupcake deve ficar muito macio com iogurte, né, adorei seu novo blog .parabéns.

  13. Luciana Macêdo

    Acho que eles foram feitos para mim (quanta pretensão), banana e doce de leite…dois ingredientes que adoro, em um mesmo “bolinho”, me conquistou. Mais uma vez, felicidades.Bjs!

  14. Valentina Já está mais do que anotada!!Ótima idéiaBjs

  15. Pra mim, esta composição de banana e doce de leite é nova, não conhecia (gosto com queijo, ou com chocolate… vou experimentar com doce de leite!)Adorei o toque da banana caramelada em cima, um charme delicioso!Parabéns pela iniciativa, pelo lindo post (ora, chover no molhado, mas fiz questão de dizer!)Beijinhos

  16. Pão, Bolos e Cia.

    Quando li o nome dos cupcakes pensei que seriam de banana e café (coffee), mas com leite condensado/doce de leite melhora muito mais.

  17. Uau!!! Adorei o nome “banoffee” 🙂 Lindos e com esse recheio… certamente deliciosos 😉

  18. Mari querida, obrigada pelo carinho. Este bolo fica bem gostosinho, agora tem que ser consumido no dia. Re, obrigada querida. obrigada pela força, pela linda banner.Este site tem um pedacinho de ti.Obrigada Viviane.volte mais vezes.Cláudia, também acho que tem cara de Brasil. Claudia, é um pecado.Pat minha querida, pois faça para o teu pai. é muito gostoso.Eliana querida, o meu fraco é o doce de leite que explode na boca.risos..e com banana..ai,ai..Goreti querida, é tão bom te ver aqui.Dani querida, ai que super presente te ver aqui. pois estamos de encontro marcado todo domingo.Glau querida, obrigada pela visita. A Re foi super pois achou uma banner do jeitinho que eu gosto.Querida Si, pois espero te manter sempre interessada neste blog.bjsLuciana, fica sim querida.Luciana, como falei para a Eliana, banana e doce de leite é pecado total.Valeria, se fizeres me conta.Laurinha, obrigada pelas tuas lindas palavras. Para mim é muito importante ter voces aqui.Obrigada pelo apoio.Pães, acho que o offee é de toffee – o doce de leite. se bem que leva café solúvel tambem.Ameixa querida, obrigada.Bom ver voce aqui.

  19. Nossa, ando meio atrasada. Mas aceite meus parabens pelo novo espaco, que ja comeca com essa combinacao que eh perfeita. Banana e doce de leite nao tem como sair mal.Beijo Valentina

  20. hummmmm..com bananas..étudo de bom..lindos..bjus

  21. Parabéns Valentina pela criação deste espaço dedicado aos cupcakes! Com certeza teremos muitas delícias para provar de seus experimentos. Bjs!

  22. Valentina, adorei seu novo blog, cupcakes são sempre bem-vindos!Eu adoro o sovete Banofee da Häagen-Dasz, não tinha idéia de que era uma torta inglesa! Esperarei pela receita la no trem Bom 😉Beijo!

  23. Tina querida, mais um empreendimetno de sucesso. Você tem o “dom” mesmo. Tá lindo, a roupagem maravilhosa, a Rê também arrasou no banner. Ah, quanto a receita, está maravilhosa, eu faço um risoto de limão também, mas o de vocês vai virar a receita oficial. Lindo e apetitoso. Boa sorte no Cupcakes.

  24. Xi Tina, tô louca, esqueci de elogiar o cupcake de banforte, mistura que adoro, começou com o pé-direito. Bj.

  25. belinhagulosinha

    que maravilha amiga,ficam lindérrimos,jinhos

  26. Magia na Cozinha

    Eu não sabia sobre esta torta a que vc se refere. Parece divina!Os bolinhos devem ter ficado deliciosos. Eu adoro banana e doce de leite,só nunca me ocorreu uní-los.É uma boa pedida!Bjs 🙂

  27. Ai vc vai me fazer babar com estes cupcakes ! Este de banoffee esta um show ! bj

  28. Avental da Micas

    que lindos cupcakes! a propósito: onde compra as ‘caixinhas’ de cupcakes’, vejo-os em vários blog’s mas não sei onde encontrá-los! Tanto as fotos como as apresentações são lindíssimas. parabéns.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s